segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Que Eu Fiz Para Merecer Isto?




Faltara luz; normal por aqui. Mas hoje é dia de Lua Cheia e quem precisa de luz? Enquanto meus amigos ficavam lá nos notes sugando os últimos resquícios de vida das baterias, eu já de camisola, sentei à beira do mar, esperando o sono chegar, olhando a lua que despontou hoje radiante, mais parecendo uma bola de fogo imensa, apaixonante!

Aí veio um dos amigos, trouxe o vinho; eu recusei; ando meio enjoada de bebida. Ficamos ali sentados no escuro e tirando fotos da lua. Saiu tudo uma merda pra variar...sem câmera especial é difícil.

Depois veio o outro amigo; pelo jeito acabou a bateria do note. Sentou-se e ficamos os três calados; só ouvindo o barulho do mar. Aí vislumbramos o Alemão do Restaurante Marítimo, chamamos, veio ele com Bohemias estupidamente geladas. Bebemos todos!

E aí o Alemão olha pro mar, pra lua e solta a pérola da noite: O que eu fiz pra merecer isto? Caímos todos na gargalhada e tivemos que concordar. Precisa-se de algo mais pra ser feliz? Tem-se tudo aqui: amigos, um bom caldo de peixe budião, cioba e papo solto. O Alemão já tinha bebido todas e com merecimento, pois seu Restaurante ficara lotado todo este sábado. Fora puxado o seu dia! Depois de passar 20 anos criando gado no Mato Grosso, descobrira que sua paixão era a cozinha!

E agora estávamos ali nós quatro, eu de cara lavada, pés no chão, três amigos na escuridão da noite iluminada pelo único lampião de Deus no céu. Uma cena digna.

E de vez em quando soltávamos de novo _ o que eu fiz pra merecer isto? Sem som, só o barulho das ondas e de nossas risadas que enchiam a noite.

Mas lá pelas 22h veio a luz. O Alemão foi e voltou bem acompanhado de duas deusas: Janis Joplin e Tina Turner a tiracolo. Não faltava mais nada. Janis com sua voz inconfundível inundou a noite, embalou nossas veias e arrepiou os pelos do braço. O que eu fiz pra merecer isto? Na terra do forró, a música era perfeita.

Só fomos dormir à meia-noite já completamente tortos. E eu nem queria beber, mas a noite merecia uma comemoração.
Dormimos agradecidos.
Pititinga, 22/01/2011.
RN

2 comentários:

Glauco Damazio disse...

Sua crônica mostra que a felicidade está nas coisas simples da vida: amigos , natureza, comida ( sem ser gourmet) e bebida (sem precisar "harmonizar"). Praia já é um lugar especial , ainda mais se tratando das praias do Nordeste. Me fez lembrar um samba antigo do Império Serrano: "Olha o canto da sereia: ialao, oke , ialoa. Em noite de lua cheia , ouço a sereia cantar . E o luar sorrindo , então se encanta. Com a doce melodia, os madrigais vão despertar. Ela mora no mar, ela vive na areia. No balanço das ondas a paz ela semeia".

Le Tartuffe disse...


Verdade!!!!
Foi uma noite inesquecível! :)